Um
tabuleiro de xadrez com 13,7 metros quadrados, de rocha basáltica,
colado no piso do pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bairro
Carvalho, na cidade de Cachoeira do Sul (RS), foi a forma que a direção
escolheu para receber os estudantes no início do ano letivo. Ao invés de
madeira, as peças do jogo – rei, dama, bispo, torre, cavalo e peão –
foram confeccionadas em papel e coladas em garrafas plásticas.
Poder
jogar xadrez no recreio, antes do início das aulas e também nas
atividades de educação física é o que encanta os estudantes, segundo a
diretora da escola, Paula Cristina Langbecker. Foi para incentivar o
gosto pelo xadrez que a diretora e a professora de educação física
Nereida Fagundes Domingues criaram e instalaram o super tabuleiro
durante as férias.
Nessa escola, 100 dos 293 alunos estão na
educação integral e 85% deles são residentes no bairro Cristo Rei,
cortado por rios e frequentemente castigado por enchentes. Segundo a
diretora, dada a carência da população desse bairro, a maioria recebe
recursos do programa Bolsa Família e são prioritários na definição dos
atendidos pelo programa Mais Educação.
Escolha –
O alto índice de reprovação em matemática foi o fator determinante para
que o jogo de xadrez entrasse na escola. Foi nas aulas de educação
física da professora Nereida Domingues que a experiência começou.
Segundo Paula Langbecker, a partir da iniciativa de Nereida e dos
resultados obtidos, a escola desenvolveu uma metodologia para uso do
xadrez na alfabetização matemática e no letramento, que está sendo
aplicada desde 2009. Hoje, o jogo está no currículo da escola.
Para
atender os 293 alunos, o Bairro Carvalho tem 20 tabuleiros de tamanho
oficial, nas salas de aula, além do jogo digital nos computadores da
escola. Os ganhos foram observados na melhora do raciocínio, da
concentração e da atenção dos estudantes em todas as disciplinas, diz a
diretora.
Além do xadrez, os alunos da educação integral terão
neste ano aulas de letramento e matemática e oficinas de jornal, horta e
futsal. A escola também precisa contratar um monitor para ampliar a
oferta do xadrez. O início das atividades da educação integral, porém,
depende da chegada de uma merendeira, prometida pela secretaria estadual
de Educação. A escola tem duas merendeiras que atendem os 293 alunos
nos dois turnos, mas para a educação integral precisa de mais uma,
explica a diretora.
Paula Langbecker tem licenciatura em educação
artística, trabalha na Escola Bairro Carvalho há 11,5 anos, sendo
quatro anos na direção. Todos os professores dos anos finais do ensino
fundamental têm licenciatura, e dos anos iniciais, magistério de nível
médio.
Adesão – Neste ano, a educação integral
será oferecida a estudantes de 30 mil escolas públicas do ensino
fundamental urbanas e do campo, das 27 unidades da Federação. Para
alcançar essa cifra, o Ministério da Educação conta com as 14,9 mil
unidades que já estavam no programa em 2011 e com a adesão de 15 mil
novas escolas.
De acordo com a diretora de currículos e educação
integral da Secretaria de Educação Básica do MEC, Jaqueline Moll, como a
adesão das escolas ao programa é voluntária, o ministério
pré-selecionou 28,4 mil unidades e espera ter a adesão de, pelo menos,
10 mil escolas urbanas e 5 mil do campo. O objetivo é ter no Mais
Educação 30 mil escolas e subir dos 2,8 milhões de estudantes para 5
milhões. O investimento do governo federal nesse conjunto de escolas
será de R$ 1,4 bilhão em 2012.
Dados da diretoria de currículos e
educação integral coletados até está quarta-feira, 21, mostram que
ainda estão disponíveis 4,2 mil vagas para escolas urbanas e do campo. O
prazo de adesão foi ampliado para até 15 de abril. As escolas
pré-selecionadas devem informar o número de alunos a serem atendidos, as
atividades que vão desenvolver, o número de monitores que serão
necessários, entre outros dados.
Serviço - Os
diretores e coordenadores que tiverem dúvidas ou dificuldades para
preencher as informações no Sistema de Informações Integradas de
Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (
Simec)
podem pedir esclarecimentos pelos telefones (61) 2022-9175, 2022-9176,
2022-9174, 2022-9184, 2022-9211, 2022-9212 e 2022-9181, ou por
correio eletrônico.
Ionice Lorenzoni, Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17614