sábado, 31 de março de 2012

31 de Março Dia da Saúde e da Nutrição

                                             31 DE MARÇO DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO


              No dia de 31 de março, comemora-se o dia da Saúde e Nutrição, então hoje além de pensarmos somente em emagrecimento, dietas, estética, que atualmente quando se fala em nutrição são os assuntos que vem mais a cabeça, que tal evoluirmos em nossos pensamentos e atitudes?
         Percebemos que a cada dia a necessidade do dinheiro e a vida corrida fazem com que as pessoas se esqueçam os hábitos saudáveis optando por atitudes práticas. Mas até aonde vale a pena esse desleixo em troca de mais tempo para os negócios? Aonde fica o tempo para a saúde?
           A verdade é que enriquecemos nos dias atuais para no futuro nos tratarmos. Temos tanto dinheiro e não usufruirmos de nada disso e perdemos o sentido da vida, trocando tudo por status.
Temos que nos conscientizar que uma má alimentação reflete em uma debilitação da saúde, trazendo o diabetes, a hipertensão, obesidade, falta de ânimo, resistência e diante desse quadro precisamos nos atentar a mudança. Evitar os industrializados, o sedentarismo adquirindo a cada dia hábitos mais saudáveis de forma a se cuidar. Hoje não é difícil mesmo na correria manter uma vida aliando o serviço aos poucos minutos vagos há    atitudes que fazem bem a saúde. Procure ajuda profissional e procure se adequar.

     

quarta-feira, 28 de março de 2012

Equipe da Semed de Novo Horizonte iniciam os trabalhos de Confecção e Decoração de Ovos de Páscoa

        Iniciaram hoje pela tarde os trabalhos de Decoração e Confecção de Ovos de Páscoa na Secretaria de Educação de Novo Horizonte, a equipe fará revesamentos de modo que todos os colaboradores da Semed participem dessa tão importante tarefa que se constitui em Confeccionar e Decorar os Ovos de Páscoa que serão distribuidos a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.
      O Secretário de Educação Nildo da Silva não tem medido esforços para atender a todos e dessa vez não será diferente,  uma vez que a Páscoa tem um significado Cristão onde celebra-se a ressureição de Jesus Cristo. No Português, como em outras Linguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach, entretanto, os Espanhóis chamam a festa de Pacua. Veremos como se escreve Feliz Páscoa em outros idiomas: 

 

Parte da Equipe da Semed Colaborando na confecção e Decoração dos Ovos de Pàscoa

   aeggs.gif (448 bytes) Vamos ver agora como surgiu o chocolate...

            Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753. Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
         O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
          Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
          Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.
 
veggs.gif (2041 bytes) E o coelho?
            A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa. Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa.
           Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
            Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
   PARTE DA EQUIPE DA SEMED NO PRIMEIRO ENCONTRO PARA CONFECCIONAR E DOCORAR OVOS DE PÁSCOA



  AGUARDEM, NO DECORRER DA SEMANA MAIS FOTOS. 

Secretaria De Ação Social desenvolve Projetos em Novo Horizonte do Oeste

         O município de Novo Horizonte tem trabalhado no intuito de oferecer qualidade de vida a população. Deste modo destaca-se a secretaria de Ação Social tendo como Secretária a Srª Neusa Aparecida Vieira de Carvalho e SrªAna Amélia de Souza Sarmento Pereira, esta vem desenvolvendo um brilhante trabalho enquanto Assistente Social. O atendimento pela Assistente Social acontece todos os dias as 08 da manhã as 13 horas no CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, este objetiva atender as familias preferencialmente as  que são beneficiadas pelo  programa Bolsa Família.
          O CRAS cadastra as famílias para receber o benefício, atualiza os cadastros e desenvolve projetos para sanar as dificuldades das familias no momento estão em andamento :
PROJETO GRÃO DE AREIA: este tem como objetivo Promover a inclusão Social ao Idoso de forma a atender aquele que se sente ocioso,desamparado,maltratado pela familia  e aquele que por si mesmo já perdeu a esperança de dias melhores,de independência e de vida saudável. Será desenvolvido um calendário de encontros, levando em consideração a demanda e as  posibilidades de locomoção do público alvo. Com ministração de palestras pela equipe de colaboradores do CRAS, com temas diversos que levem a socialização do grupo.
Inclusive dia 29 de Março de 2012, quinta feira acontecerá um encontro com os IDOSOS no Sítio do Zé em Migrantinópolis, começando as oito horas com um delicioso café da manhã, brincadeiras, artesanatos, brindes almoço e muita alegria, com previsão de término as dezessete horas, haverá transporte para a locomoção dos idosos.
CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA, INTERNET COM CERTIFICADOS: em funcionamento no CRAS, atende aproximadamente 150 pessoas, tendo turmas no período da manhã, da  tarde e há previsão de ingresso de uma turma no período noturno visando atender as pessoas que trabalham durante o dia. Qualquer pessoa poderá se inscrever, basta se dirigir ao CRAS munido de documentos pessoais, comprovante de residência, caso seja menor de idade acompanhado por um responsável. Este Programa tem como objetivo preparar as pessoas para ingressar no mercado de trabalho.
       Para início no proximo mês tem o projeto ATENDIMENTO A GESTANTE este visa atender as gestantes do município com encontros mensais oferecendo palestras com profissionais como Psicólogo, Obstetra, Assistente Social, Ginecologista entre  outros profissionais, artesanatos, dentre outras atividades que prepararão a mulher para a hora do parto e também noções de como cuidar do recém nascido.
             A Secretaria de Ação Social tem trabalhado no intuito de visitar as famílias para cadastro de Bolsa família, e quando o Conselho Tutelar Solicita s visitas judiciais.
           

Escolas Iniciam Projetos do PDE


Educadores do Municipio iniciam as Ações do PDE.

Educadores da Ecola Sarah em Migrantinópolis, fazendo troca de experiências para dar sequência aos objetivos dos anos iniciais e finais do Ensino fundamental.

Educadores da Escola Paulo Scherrer  em reunião de elaboração de Projetos.
Educadores da Escola Paulo Scherrer  em reunião de elaboração de Projetos


Educadores da Ecola Sarah em Migrantinópolis, fazendo troca de experiências para dar sequência aos objetivos dos anos iniciais e finais do Ensino fundamental.


Educadores da Ecola Sarah em Migrantinópolis, fazendo troca de experiências para dar sequência aos objetivos dos anos iniciais e finais do Ensino fundamental.

terça-feira, 27 de março de 2012

Dia Mundial do Teatro.

            O teatro é a forma de arte mais bem conhecida em todo o nosso mundo, por seus gêneros, seus textos, seus musicais e por conta de tudo isso, o teatro foi homenageado com uma data especialmente para ele, o dia mundial do teatro.
            O teatro nasceu na cidade de Atenas na Grécia e era cultuado como a principal festividade ao Deus Dionísio, considerado o Deus adorador do teatro. Em homenagem a festa do vinho, e ao aniversário de Atenas é comemorado em 27 de março o dia mundial do teatro.
              Nesse dia, quase todas as casas de espetáculos e teatros do mundo todo apresentam peças e musicais de graça, e a Broadway é conhecida por abrir seus teatros de graça na noite de 27 de março, esgotando as suas lotações.

27 de Março o dia do Circo

                  Na Roma Antiga o circo era uma construção para exibição de cavalos e corridas de bigas (é um carro de duas rodas movido por dois cavalos), acredita que a influencia da Roma serviu para dar início a algo que venha exibir os animais. Um circo é comumente uma companhia reunindo artistas de diferentes categorias como malabarismo, acrobacia, monociclo, adestramento de animais, equilibrismo, ilusionismo e o mais esperado entre as crianças que é o Palhaço e entre outras categorias.
                Dia 27 de Março comemora-se o dia do Circo onde as crianças aprendem mais sobre a história desse dia, brincam se pintam, e muitas vezes vão ao circo. O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim – Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos e a data do dia do circo foi instituída em razão de seu nascimento no ano de 1897 em Ribeirão Preto no estado de São Paulo, onde seu pai havia sido dono do circo quando ele era pequeno e foi aprendendo a tocar violino a fazer contorcionismos e acrobacias. Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte e assim foi homenageado pelos intelectuais da arte moderna e por Mário de Andrade através de uma crônica, um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas acabou morrendo antes de concretizar com 76 anos de idade em 1973.
               É uma bela história e que até os dias atuais se faz muito sucesso os circos não sendo somente as crianças que gostam os adultos também de divertem bastante pelo fato de que existem vários entretenimentos proporcionando horas de distração e alegria a todos, exibindo suas incríveis habilidades e carismas com o público, um lugar com muita criatividade, magia e sentimentos com o próximo trazendo muita diversão e alegria.

sábado, 24 de março de 2012

Bom Final de Semana!

       O Secretário de Educação Nildo da Silva e sua equipe deseja a Todos um Final de Semana Abençoado, com muitas Realizações... Que Deus Seja o centro de nossas Vidas....

Universidade Corporativa da Rede APAE- Excelentes Cursos.

    
        A Federação Nacional das Apaes - Fenapaes tem um papel estratégico no fortalecimento da Rede Apae e, de acordo com sua missão institucional, cabe a ela, dentre outros, prestar assessoramento e suporte técnico ao Movimento.
        A Uniapae é um dos cinco projetos estruturantes da Rede Apae e passa a ser o braço técnico da Fenapaes para produzir e sistematizar novos conhecimentos sobre a deficiência intelectual e múltipla.
         Dentro deste espírito os cursos a distância-EAD da Uniapae vão levar conhecimento para o Movimento a custos baixos e de forma ágil e eficiente.

           Esta é uma ótima oportunidade para os educadores aprimorar seus conhecimentos pois a rede oferece muitos cursos na modalidade EAD, com investimentos acessíveis a todos. Visitem o site e iniciem um dos cursos: http://cursos.uniapae.org.br/cursonovo/
     Vale a Pena conferir

24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

24 de Março é o dia em que Robert Koch detectou o bacilo tuberculose em 1882 e por isso neste dia comemora-se o dia Mundial de combate à Tuberculose.
IMPORTANTE SABER!!!



1) A Tuberculose é uma doença contagiosa que se propaga através do ar. Uma pessoa com tuberculose ativa pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

2) Um terço da população mundial está infectada pelo bacilo da tuberculose. Uma em cada 10 pessoas portadoras do bacilo ficará doente em algum momento da sua vida. As pessoas que são HIV positivas possuem um risco maior.

3) Em 2005, 4.400 pessoas morreram de tuberculose por dia. A tuberculose está relacionada à pobreza e afeta principalmente adultos jovens em idade economicamente ativa. A grande maioria das mortes ocorre nos países em desenvolvimento e mais da metade na Ásia.
4) A tuberculose é a maior causa de morte entre as pessoas portadoras do HIV, devido ao enfraquecimento de seu sistema imunológico. Cerca de 200.000 pessoas portadoras do HIV morrem a cada ano, a maioria na África.

5) A incidência mundial de tuberculose tem-se estabilizado ou mesmo diminuido mas ainda assim, casos continuam a aumentar nas regiões da África, Mediterrâneo Oriental e Sudeste da Ásia.
6) A tuberculose é uma pandemia mundial. Embora os maiores índices estejam na África (28% do total de casos de tuberculose), metade dos novos casos encontram-se em seis países da Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia, Paquistão e Filipinas).

7) A tuberculose multidrogas-resistente (MDR-TB) é uma forma de tuberculose que não responde a tratamentos padrão com medicamentos de primeira linha. Esta forma da doença está presente em praticamente todos os países pesquisados recentemente pela OMS.

8) A maior incidência da tuberculose MDR-TB está na China e nos países da antiga União Soviética.

9) A estratégia "Stop TB" da OMS tem como objetivo reduzir até 2015 em 50% o número de mortes por tuberculose em relação a 1990, além de diminuir o número de novos casos.
10)O Plano Global "Stop TB" 2006-2015, representa um investimento três vezes maior em relação a anos anteriores.

sexta-feira, 23 de março de 2012

SER PROFESSOR.

                                                          Eu sou um professor.
Nasci no primeiro momento em que uma pergunta saltou da boca de uma criança.
Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.
Os nomes daqueles que exercem minha profissão constituem uma galeria de fama na
humanidade: Paulo Freire, Montessori, Emília Ferreiro, Moisés, Jesus.

Sou também nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e caráter serão
lembrados para sempre nas realizações dos que educaram.

Já chorei de alegria em casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus filhos e me quietei de cabeça baixa ante a sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais.

No decorrer de um dia, fui chamado de artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador; tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro; fui
psicólogo, substituto de pai e mãe, político, e guardião da fé.

Apesar de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros,, na verdade, não tive
nada a ensinar aos meus alunos porque o que de fato eles têm que aprender é quem eles são .
E é preciso um mundo para ensinar a uma pessoa quem ela é.

Sou um paradoxo. Quanto mais escuto, mais alta se faz minha voz ouvir.
Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem dos meus alunos, mais tenho para oferecer-lhes.

Riqueza material não faz parte dos meus objetivos, mas sou um caçador de tesouros, à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem
seus talentos e buscando descobrir seu potencial, às vezes enterrado sob o sentimento do fracasso.

Eu sou o mais afortunado dos trabalhadores. Um
médico, uma vida ao mundo num momento mágico; a mim é dado cuidar que a vida renasça a cada dia como novas perguntas, melhores ideias e oportunidades.
Um arquiteto, se construir sua obra com cuidado, sabe que ela durará séculos, um professor sabe que se construir com amor, sua obra com certeza durará para sempre.

Sou um guerreiro que luta contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância, a apatia.
Mas tenho aliados como: a inteligência, o apoio dos pais, a criatividade, a fé, o amor e o riso.

Tenho um passado rico em recordações. Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar os dias com o
futuro. Sou professor... e agradeço a Deus por isso todos os dias.
           (JONH W. SCHALATTER) Disponível em:
http://analisacbarbosa.blogspot.com.br/2010/07/importancia-dos-projetos-na-escola.html

Escolas Municipais desenvolvem projetos do PDE

            As escolas municipais Sarah Kubistchek, Angelica de Jesus e Paulo Sherrer  foram contempladas com o Recurso PDE ( Plano de Desenvolvimento da Escola) e já começaram a desenvolver os projetos, estes Sob Orientação  da Prof Maria Aparecida Rodrigues,especialista em Pedagogia/Gestora, a professora é Coordenadora dos projetos na educação municipal.
          A escola Paulo Scherrer já começou a desenvolver   os projetos de Reforço/ Leitura e Atividades Culturais, todos de modo interdiciplinar, estes contribuirão de modo significativo para o aprendizados dos educandos ajudando na formação enquanto seres sociáveis.
         As Ações  da Escola Angelica de Jesus também estão sendo realizadas, os projetos abrangem Matemática,Ciências, Lingua Portuguesa e Literatura, Geografia, Elaboração de Curriculo visando abranger toda a comunidade escolar, viabilizando os espaços da escola para propiciar um rico aprendizado, o produto final dessas ações está previsto para o mês de Agosto com uma festa Junina tendo participação da Sociedade.
        A escola Sarah Kubistchek também já iniciou as ações que abrangem as Ciências,Matemática, Educação Sexual,Obesidade e Disturbios alimentares,Prevenção de Doenças Sexualmente Transmisíveis  e Lingua Portuguesa, a previsão é que que todas as ações sejam desenvolvidas até outubro de 2012.
     
  

 Professora Maria Aparecida Rodrigues, Pedagoga, Especialista em Pedagogia Gestora, Coordenadora dos Projetos do PDE do município de Novo Horizonte do Oeste/ RO e vice- diretora do CEEJA Bárbara Conceição dos Reis.












Ainda falando sobre a importância das Instituições Escolares desenvolverem projetos temos que considerar que:
             Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.Sabemos que existem as grades curriculares com conteúdos adequados a cada série, que acabam dificultando o fazer do professor quanto à elaboração de uma temática onde todos esses possam se encaixar. Isso realmente seria impossível, mas o professor deve planejá-los e organizá-los de acordo com o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão desses conteúdos. Pode-se, por exemplo, numa aula de ciências, fazer experiências concretas, como uma receita de bolo, mostrando o processo de mistura, fermentação e após, solicitar que os alunos façam uma produção de texto do trabalho realizado, para avaliar os aspectos de linguagem escrita, gramática, vocabulário, criatividade e desenvoltura em português.
          A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento. Os temas da atualidade se tornam mais interessantes para as séries do ensino fundamental, como aquecimento global, poluição, preservação do meio ambiente, biocombustível, dentre vários outros. Já os conteúdos antigos, como os de história, podem ser resgatados e comparados ao mundo moderno.
    É importante que o professor promova espaços para pesquisas, discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim, tudo aquilo que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento a cada dia. E que esses materiais sejam acumulados podendo tornar-se ponto de culminância do estudo, em uma feira ou mostra científico-cultural. Com certeza, com essa abertura, o sucesso acontecerá, pois um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade.( Texto de: Jussara de Barros, Pedagoga, integrante da equipe Brasil Escola).
 

quinta-feira, 22 de março de 2012

22 de Março Dia Mundial da Água.

História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Governo lança programa para implementar política de educação no campo

Será lançado, na manhã desta terça-feira, 20, no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que vai oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo. A cerimônia de apresentação do programa contará com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O programa atenderá escolas rurais e quilombolas. No campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. O Pronacampo baseará suas ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica. Uma das ações previstas é a educação contextualizada, que promova a interação entre o conhecimento científico e os saberes das comunidades.

Mais de 3 milhões de estudantes receberão material didático relacionado à realidade do campo, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD Campo). O Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) atenderá professores e estudantes, ao oferecer obras de referência sobre as especificidades do campo e das comunidades remanescentes de quilombos.

O programa Mais Educação, de apoio à educação integral, oferecerá atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas a agroecologia, iniciação científica, direitos humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais. A meta é atender 10 mil escolas com educação integral até 2014.

Professores – A formação de professores também receberá atenção especial, com oferta de aperfeiçoamento para professores do campo e de escolas quilombolas. Além disso, o Pronacampo apoiará a oferta de formação inicial, continuada e pós-graduação para professores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica do campo.

Para reforçar a formação de professores, serão oferecidos cursos de licenciatura em educação do campo pelas instituições públicas de ensino superior. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) expandirá 200 polos para atender os professores do campo e serão destinados recursos de apoio à manutenção dos polos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola.

Adultos – Para desenvolver a educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica, o governo federal pretende expandir a oferta de cursos voltados ao desenvolvimento do campo nos institutos federais. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Campo apoiará a inclusão social dos jovens e trabalhadores do campo. Para isso, serão dedicadas 120 mil bolsas de estudo do Pronatec Campo.

O quarto eixo do Pronacampo trata da infraestrutura física e tecnológica das escolas. Até 2014, o programa apoiará a construção de 3 mil escolas, obras de infraestrutura e a aquisição de 8 mil ônibus escolares.

Além da estrutura física, o Pronacampo promoverá a educação digital e o uso pedagógico da informática nas escolas do campo e quilombolas. Também está prevista a instalação de recursos digitais em 20 mil escolas até 2014.

Assessoria de Comunicação Social. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17607:governo-lanca-programa-para-implementar-politica-de-educacao-no-campo&catid=208&Itemid=86

Começam os preparativos para a Conferência Nacional de Educação

A realização da próxima Conferência Nacional de Educação (Conae) em 2014 e a construção de um calendário geral para as ações ligadas ao evento são os principais temas da reunião geral do Fórum Nacional de Educação (FNE), que acontece nesta terça-feira, 20, em Brasília.

O encontro, com representantes de entidades do governo e da sociedade civil, se resume em duas grandes discussões, de acordo com o secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco Chagas, coordenador do fórum. “Nossa pauta hoje são basicamente dois pontos. O primeiro a respeito das emendas ao Plano Nacional de Educação, outro sobre a deflagração de um calendário geral para a construção da próxima Conferência Nacional de Educação”, explica.

A última Conae aconteceu em 2010 e contou com a participação de 2,5 mil delegados de todo o país. Na ocasião, o texto aprovado nos seis eixos temáticos da conferência serviu de base para a elaboração do atual Plano Nacional de Educação (PNE), cujo projeto tramita no Congresso Nacional.

Na plenária desta terça-feira, ainda serão discutidas as emendas apresentadas na Câmara dos Deputados ao PNE e elaborado um documento com o posicionamento do fórum a respeito. “A intenção é oferecer ao relator do plano na Câmara as emendas recomendadas e não recomendadas de acordo com a última Conae”, afirma Chagas.

Assessoria de Comunicação Social, Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17609:comecam-os-preparativos-para-a-conferencia-nacional-de-educacao&catid=222&Itemid=86

Formação do professor Abertas inscrições para cursos presenciais de licenciatura

Professores em exercício na rede pública de educação básica podem fazer sua pré-inscrição para cursos de licenciatura presenciais até o dia 8 de abril. O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor Presencial) abriu inscrições nesta terça-feira, 20. Serão oferecidas 14.277 mil vagas para cursos que terão início no segundo semestre de 2012.

O Parfor Presencial é organizado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. O objetivo é garantir aos professores em exercício na rede pública a formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.

São oferecidos cursos de primeira licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica sem formação superior; de segunda licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica, em área distinta da sua formação inicial, e formação pedagógica, para professores graduados, mas não licenciados.

Os professores devem acessar a Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC para gestão da formação docente, para obter mais informações.

As pré-inscrições deverão ser validadas, no período de 9 a 23 de abril, pela secretaria de educação estadual ou municipal à qual o professor em exercício estiver vinculado. A seleção das instituições acontece entre 24 de abril e 8 de maio.


Assessoria de Imprensa da Capes Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17613:abertas-inscricoes-para-cursos-presenciais-de-licenciatura-&catid=212&Itemid=86

Educação integral Escola usa jogo de xadrez para melhorar ensino da matemática


Educação integral: Escola usa jogo de xadrez para melhorar ensino da matemática


Um tabuleiro de xadrez com 13,7 metros quadrados, de rocha basáltica, colado no piso do pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bairro Carvalho, na cidade de Cachoeira do Sul (RS), foi a forma que a direção escolheu para receber os estudantes no início do ano letivo. Ao invés de madeira, as peças do jogo – rei, dama, bispo, torre, cavalo e peão – foram confeccionadas em papel e coladas em garrafas plásticas.

Poder jogar xadrez no recreio, antes do início das aulas e também nas atividades de educação física é o que encanta os estudantes, segundo a diretora da escola, Paula Cristina Langbecker. Foi para incentivar o gosto pelo xadrez que a diretora e a professora de educação física Nereida Fagundes Domingues criaram e instalaram o super tabuleiro durante as férias.

Nessa escola, 100 dos 293 alunos estão na educação integral e 85% deles são residentes no bairro Cristo Rei, cortado por rios e frequentemente castigado por enchentes. Segundo a diretora, dada a carência da população desse bairro, a maioria recebe recursos do programa Bolsa Família e são prioritários na definição dos atendidos pelo programa Mais Educação.

Escolha – O alto índice de reprovação em matemática foi o fator determinante para que o jogo de xadrez entrasse na escola. Foi nas aulas de educação física da professora Nereida Domingues que a experiência começou. Segundo Paula Langbecker, a partir da iniciativa de Nereida e dos resultados obtidos, a escola desenvolveu uma metodologia para uso do xadrez na alfabetização matemática e no letramento, que está sendo aplicada desde 2009. Hoje, o jogo está no currículo da escola.

Para atender os 293 alunos, o Bairro Carvalho tem 20 tabuleiros de tamanho oficial, nas salas de aula, além do jogo digital nos computadores da escola. Os ganhos foram observados na melhora do raciocínio, da concentração e da atenção dos estudantes em todas as disciplinas, diz a diretora.

Além do xadrez, os alunos da educação integral terão neste ano aulas de letramento e matemática e oficinas de jornal, horta e futsal. A escola também precisa contratar um monitor para ampliar a oferta do xadrez. O início das atividades da educação integral, porém, depende da chegada de uma merendeira, prometida pela secretaria estadual de Educação. A escola tem duas merendeiras que atendem os 293 alunos nos dois turnos, mas para a educação integral precisa de mais uma, explica a diretora.

Paula Langbecker tem licenciatura em educação artística, trabalha na Escola Bairro Carvalho há 11,5 anos, sendo quatro anos na direção. Todos os professores dos anos finais do ensino fundamental têm licenciatura, e dos anos iniciais, magistério de nível médio.

Adesão – Neste ano, a educação integral será oferecida a estudantes de 30 mil escolas públicas do ensino fundamental urbanas e do campo, das 27 unidades da Federação. Para alcançar essa cifra, o Ministério da Educação conta com as 14,9 mil unidades que já estavam no programa em 2011 e com a adesão de 15 mil novas escolas.

De acordo com a diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica do MEC, Jaqueline Moll, como a adesão das escolas ao programa é voluntária, o ministério pré-selecionou 28,4 mil unidades e espera ter a adesão de, pelo menos, 10 mil escolas urbanas e 5 mil do campo. O objetivo é ter no Mais Educação 30 mil escolas e subir dos 2,8 milhões de estudantes para 5 milhões. O investimento do governo federal nesse conjunto de escolas será de R$ 1,4 bilhão em 2012.

Dados da diretoria de currículos e educação integral coletados até está quarta-feira, 21, mostram que ainda estão disponíveis 4,2 mil vagas para escolas urbanas e do campo. O prazo de adesão foi ampliado para até 15 de abril. As escolas pré-selecionadas devem informar o número de alunos a serem atendidos, as atividades que vão desenvolver, o número de monitores que serão necessários, entre outros dados.

Serviço - Os diretores e coordenadores que tiverem dúvidas ou dificuldades para preencher as informações no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) podem pedir esclarecimentos pelos telefones (61) 2022-9175, 2022-9176, 2022-9174, 2022-9184, 2022-9211, 2022-9212 e 2022-9181, ou por correio eletrônico.

Ionice Lorenzoni, Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17614

Políticas de inclusão levam portadores de deficiência às escolas e universidades


Kalil Assis Tavares, aprovado no vestibular de geografia da UFG, recebe homenagem do ministro Mercadante (Foto: Fabiana Carvalho) Até 2014, o Ministério da Educação deve completar a instalação em todos os municípios brasileiros de salas com recursos multifuncionais, espaços com material pedagógico e de acessibilidade para atendimento a estudantes portadores de diversos tipos de deficiência. A afirmação foi feita pelo ministro Aloizio Mercadante, durante a solenidade de comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 21, no Congresso Nacional, em Brasília.

Para ele, o Brasil tem uma dívida histórica com os portadores de deficiência que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam 24% da população nacional. “Ofertar ensino a esse público é obrigação do Estado e a dívida com essa comunidade é muito antiga e muito grande”, afirmou.

Presentes em 83% dos municípios brasileiros, mais de 24 mil salas com recursos multifuncionais já foram implantadas em escolas públicas federais, estaduais e municipais. Dominó e memória tátil, lupa eletrônica, calculadora sonora e programas computacionais adaptados estão entre os mais de 30 itens que compõem as salas.

Mercadante anunciou ainda que serão atendidos nas escolas da rede pública de ensino 378 mil crianças e adolescentes com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Esse benefício é destinado a idosos ou pessoas com deficiência com impedimentos de longo prazo.

O ministro citou outras políticas de sua pasta destinadas a permitir maior acesso desse público. “Ainda há no Brasil crianças pobres que não vão à escola por problemas de acessibilidade. Vamos começar a buscá-las em casa, com a distribuição de 2,6 mil ônibus”, afirmou.

Outra ação que será implementada é a reserva de 150 mil vagas para qualificação profissional de portadores de deficiência, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Desde 1998, o número de matrículas de estudantes especiais em escolas regulares passou de 43,9 mil para 558 mil em 2011.

Down - Comemorado internacionalmente há seis anos, o dia 21 de março é dedicado aos portadores da síndrome de Down, deficiência que decorre da alteração no 21º par de cromossomos do código genético. A data foi incluída no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano passado. Senadores, deputados, ministros de Estado e entidades ligadas à prestação de assistência a portadores da deficiência se reuniram para homenagear personalidades e portadores da síndrome que se destacaram em suas áreas de atuação.

Kalil Assis Tavares é um dos 18 alunos com síndrome de Down matriculados em universidades federais. Ele foi um dos homenageados na cerimônia, por superar as dificuldades de aprendizagem e ser aprovado recentemente no vestibular para geografia na Universidade Federal de Goiás (UFG). “Pretendo ser professor de geografia. Estudava algumas horas por dia”, conta.

A mãe do jovem, Eunice Tavares, lembra que ele estudou no ensino regular e relata a reação do filho ao receber o resultado. “Foi uma opção da família. A gente acreditou nele e o colocou no ensino regular para ver como se comportaria. Quando recebeu o resultado do vestibular, ele ficou bastante emocionado, penso que não esperava.”

De acordo com os dados do Censo da Educação Superior de 2009, a quantidade de estudantes com algum tipo de deficiência intelectual matriculadas em instituições de ensino superior, públicas e privadas, chega a 465. Desse total, 62 estão em instituições federais.

Assessoria de Comunicação Social Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17615

Congresso faz sessão pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

Sessão foi iniciativa do deputado Romário e do senador Lindbergh Farias.TV Globo recebeu homenagem por apoio à causa de portadores de Down

           Senadores e deputados fizeram nesta quarta (21) uma sessão especial pelo Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi reconhecida em novembro do ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU) após iniciativa do governo brasileiro.
A sessão especial foi de iniciativa do deputado Romário (PSB-RJ) e do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), ambos pais de crianças com a síndrome.

           Romário fez um discurso emocionado e disse que, depois do nascimento do filho, se tornou uma "pessoa melhor, não só hoje, como político, mas como ser humano".
“Nós, que nos achamos superiores a vocês [portadores de Down], na verdade, somos ninguém. Não sabemos o que vocês são na sociedade porque não temos convivência com vocês”, declarou.
O deputado e ex-jogador de futebol elogiou atitude da Fifa, que, segundo ele, cederá 62 mil ingressos para pessoas com deficiência assistirem gratuitamente aos jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Serão 500 ingressos por jogo, de acordo com Romário.
             Lindbergh Farias destacou a abertura da consulta pública do Protocolo de Saúde para a Síndrome de Down, que estabelecerá padrões para atendimento dos portadores na rede de saúde. Nesta quarta, o Ministério da Saúde publicou texto do Manual de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down, voltado aos funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS).
             O senador agradeceu à TV Globo – uma das instituições homenageadas - pelo engajamento na causa dos portadores da Síndrome de Down, em especial com a veiculação da novela "Páginas da Vida", do autor Manoel Carlos. Na novela, exibida em 2006 e 2007, a personagem Clara tinha a síndrome.
 Agradeço à Rede Globo de Televisão não apenas por causa da novela, mas a Rede Globo tem sido parceira de todas as horas quando se trata da inclusão dessas pessoas”, afirmou o senador.
                 O vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, estava presente à sessão. Ele disse que os autores das telenovelas da emissora “se empenham em trazer à discussão assuntos tão importantes quanto o que Manoel Carlos fez na novela Páginas da Vida”.
“Eles [autores de novelas] têm um trabalho hercúleo para escrever as novelas e encontram tempo para escolher temas, ouvir entidades especializadas nos temas. Trabalham com uma seriedade incrível para levar para a sala da gente, onde estamos com nossas famílias, vendo televisão, assuntos da maior importância”, afirmou.
                   João Roberto Marinho estava acompanhado do diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, e do diretor de Relações Institucionais, Paulo Tonet.
Marinho disse ainda que seu pai, Roberto Marinho, ao longo de 70 anos de trabalho, “fundou duas gerações de profissionais comprometidos com a inclusão social, com o convívio dos diferentes, com estimular o Brasil com a ideia de que todos somos iguais independente de condição, de religião, de raça, enfim, de mostrar e estimular essa nação a dar um exemplo de um país diferente dos outros”.
Outras pessoas e entidades foram também homenageadas, como o estudante Kalil Assis Tavares, portador da Síndrome de Down que passou no vestibular da Universidade Federal de Goiás para o curso de Geografia.
                 Kalil recebeu a placa de homenagem das mãos do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que afirmou que atualmente há 558 mil crianças com Down matriculadas em escolas da rede pública. O número, segundo o ministro, “deu um salto extraordinário”. Em 2000, eram 81 mil crianças.
“Vale a pena colocar os portadores de Down na escola e permitir que eles possam viver e conviver com todos”, afirmou o ministro. Ele lembrou ainda que atualmente há 17 jovens com a síndrome que cursam ensino superior em todo o país, em universidades públicas e privadas.

  Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/03/congresso-faz-sessao-pelo-dia-internacional-da-sindrome-de-down.html