domingo, 8 de abril de 2012

DEFICIÊNCIA VISUAL

          A visão é a nossa principal experiência sensorial, já que o cérebro humano é muito mais usado para a visão do que para qualquer outro sentido. È por meio da visão que  adquirimos mais da metade dos conhecimentos a respeito do mundo que nos cerca. È considerada deficiente visual a pessoa que "apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (de acordo com a tabela de Snellen), ou  ocorrência simultânea  de ambas as situações" ( Decreto nº 3.298, de 20 de Dezembro de 1999).
           Dividiremos essa deficiência em dois grandes grupos  devido às diferenças entre eles:Baixa visão e Cegueira.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a estimativa ,no brasil, é que, entre as 4 milhões de pessoas que apresentam deficiência visual,25% (1 milhão) apresenta cegueira.
         Em uma realidade escolar,esses dados demonstram que a chance de termos um aluno com deficiência visual é muito grande. Muitos problemas causadores da deficiência visual poderiam ser evitados com medidas de prevenção, como programas de saúde,aconselhamento genético,vacinação, acompanhamento pré-natal, etc.
                         ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA SALA DE AULA

            A primeira coisa que o professor deve procurar saber, ao receber um aluno com deficiência visual em sua sala de aula, é desde quando a deficiência acontece. Essa informação dá pistas do conhecimento de mundo que o aluno com baixa visão ou cegueira se apropriou, saber se a perda da visão é gradual ou súbita e a forma como ocorreu o problema também é de suma importância. Outros fatores importantes a considerar para entender melhor o aluno com deficiência visual são: associação , ou não com outras deficiências, aspectos hereditários, aspectos ambientais e tratamentos recebidos.
    Descobrir como a família consegue lidar com essa deficiência , também é um aspecto de alta relevância.
( Extraído da revista Ciranda da Inclusão, vol.04)

                   FICA A DICA:  CINE INCLUSÃO´

TÍTULO ORIGINAL: RAY
GÊNERO:DRAMA
TEMPO DE DURAÇÃO: 2H 33M
ANO DE LANÇAMENTO: (EUA) 2004
ELENCO: JAIME FOXX, KERRY WASHINGTON, REGINA KING, CLIFTON POWELL, HARRY J.LENNIX.

SINOPSE:
                 O filme aborda a trajetória artística de Ray Charles - um ícone da música negra nos Estados Unidos. Detendo-se aos anos em que firmou sua carreira, mostra as dificuldades que o artista enfrentou por ser negro e deficiente visual. O filme intercala as cenas de sua jornada musical com flashes de memória de sua infância perturbada. De origem pobre, ficou órfão na adolescência e, antes de ficar cego, testemunhou a morte de seu único irmão George, que escorregou e caiu em uma grande tina de lavar roupas e se debateu até a morte diante de um atônito Ray. Durante boa parte da vida, Ray Charles carregou o fardo de se sentir culpado pela morte do irmão, ainda que também fosse uma criança pequena quando o acidente ocorreu. Meses após essa primeira tragédia pessoal, o menino Ray começa a perder a visão, acometido por algum tipo de doença que ele nunca soube do que se tratara.
            A partir do momento em que o músico passa a viajar em turnê pelo país, toma contato com o vício em heroína de outros músicos que o acompanhavam e pede para experimentar a droga. Esse vício passa a fazer parte de sua rotina durante muitos anos, causando uma série de transtornos pessoais e profissionais. Seu casamento com Della Beatrice, uma cantora gospel, foi profundamente abalado tanto pela dependência química quanto pelo lado mulherengo do artista, que teve casos com várias mulheres que integraram suas turnês.
              O filme também retrata o pioneirismo de Charles na luta contra a segregação racial, quando se recusou a cumprir um contrato no estado da Geórgia, deixando de se apresentar em um local quando soube que a pista de dança estava reservada aos brancos. Foi o primeiro artista a se engajar nessa luta e sofreu graves consequencias ao se posicionar, chegando a ser banido daquele estado. Cerca de vinte anos depois desse incidente, a câmara estadual se retratou e reconheceu a importância de Ray no combate ao racismo

Fonte:
http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/1881504-ray/#ixzz1rTqgTO2o

Nenhum comentário:

Postar um comentário