sexta-feira, 23 de março de 2012

Escolas Municipais desenvolvem projetos do PDE

            As escolas municipais Sarah Kubistchek, Angelica de Jesus e Paulo Sherrer  foram contempladas com o Recurso PDE ( Plano de Desenvolvimento da Escola) e já começaram a desenvolver os projetos, estes Sob Orientação  da Prof Maria Aparecida Rodrigues,especialista em Pedagogia/Gestora, a professora é Coordenadora dos projetos na educação municipal.
          A escola Paulo Scherrer já começou a desenvolver   os projetos de Reforço/ Leitura e Atividades Culturais, todos de modo interdiciplinar, estes contribuirão de modo significativo para o aprendizados dos educandos ajudando na formação enquanto seres sociáveis.
         As Ações  da Escola Angelica de Jesus também estão sendo realizadas, os projetos abrangem Matemática,Ciências, Lingua Portuguesa e Literatura, Geografia, Elaboração de Curriculo visando abranger toda a comunidade escolar, viabilizando os espaços da escola para propiciar um rico aprendizado, o produto final dessas ações está previsto para o mês de Agosto com uma festa Junina tendo participação da Sociedade.
        A escola Sarah Kubistchek também já iniciou as ações que abrangem as Ciências,Matemática, Educação Sexual,Obesidade e Disturbios alimentares,Prevenção de Doenças Sexualmente Transmisíveis  e Lingua Portuguesa, a previsão é que que todas as ações sejam desenvolvidas até outubro de 2012.
     
  

 Professora Maria Aparecida Rodrigues, Pedagoga, Especialista em Pedagogia Gestora, Coordenadora dos Projetos do PDE do município de Novo Horizonte do Oeste/ RO e vice- diretora do CEEJA Bárbara Conceição dos Reis.












Ainda falando sobre a importância das Instituições Escolares desenvolverem projetos temos que considerar que:
             Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.Sabemos que existem as grades curriculares com conteúdos adequados a cada série, que acabam dificultando o fazer do professor quanto à elaboração de uma temática onde todos esses possam se encaixar. Isso realmente seria impossível, mas o professor deve planejá-los e organizá-los de acordo com o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão desses conteúdos. Pode-se, por exemplo, numa aula de ciências, fazer experiências concretas, como uma receita de bolo, mostrando o processo de mistura, fermentação e após, solicitar que os alunos façam uma produção de texto do trabalho realizado, para avaliar os aspectos de linguagem escrita, gramática, vocabulário, criatividade e desenvoltura em português.
          A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento. Os temas da atualidade se tornam mais interessantes para as séries do ensino fundamental, como aquecimento global, poluição, preservação do meio ambiente, biocombustível, dentre vários outros. Já os conteúdos antigos, como os de história, podem ser resgatados e comparados ao mundo moderno.
    É importante que o professor promova espaços para pesquisas, discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim, tudo aquilo que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento a cada dia. E que esses materiais sejam acumulados podendo tornar-se ponto de culminância do estudo, em uma feira ou mostra científico-cultural. Com certeza, com essa abertura, o sucesso acontecerá, pois um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade.( Texto de: Jussara de Barros, Pedagoga, integrante da equipe Brasil Escola).
 

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