quinta-feira, 8 de março de 2012

Acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia- UNIR apresentam Artigo Científico Sobre Novo Horizonte do Oeste

        Os  Acadêmicos do Sexto Período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia -Unir apresentaram um belíssimo trabalho sobre nosso Município no Campus de Rolim de Moura.

COLONIZAÇÃO DE NOVO HORIZONTE DO OESTE – RO: CONSTRUINDO UM NOVO HORIZONTE[1]


GILMAR KAMPIN
GRACIELA NAZARO DE FARIAS
IRLEANE LOOSE KESTER
LEIDIANE SANTOS DA SILVA[2]


Resumo: Novo Horizonte encontra-se localizado na porção Sudeste Central de Rondônia, desmembrado do município de Rolim de Moura RO. Resgatamos um pouco de sua História através de arquivos pessoal e pesquisa de campo  foram entrevistados pioneiros que residem no município a mais de 30 anos, estas informações foram de grande valia, pois, através da mesma obtivemos resultados significantes a respeito de sua colonização. Construindo um Novo Horizonte se propõe mostrar um pouco sobre a história do município, como se formou, quem foram os desbravadores que enfrentaram tantos obstáculos, como a precariedade de moradias, alimentos e doenças. A colonização de Novo Horizonte se deu em meados da década de 1970 as pessoas chegando encontrando apenas matas, tendo que adaptarem a algo novo, enfrentando dificuldades para poder crescer e ver no futuro uma possibilidade de sobrevivência digna de um ser humano. Analisamos o passado e o presente podemos notar as mudanças que houve nesses 20 anos de emancipação.


Palavras-Chave: Imigração, Colonização, Formação de Novo Horizonte do Oeste – RO.
1.   Introdução
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo realizada pelos acadêmicos do V Período de Pedagogia do Campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Rolim de Moura - RO, realizada em dezembro/janeiro de 2011/2012 no município de Novo Horizonte do Oeste, com 10 pessoas que foram entrevistadas com o intuito de nos esclarecer de onde vieram, por que vieram para esta cidade, quais eram suas expectativas quando chegaram e se obtiveram sucesso.
O objetivo deste trabalho é abordar a formação do município e o processo de colonização que se deu a partir da década 1970. Foram muitas as dificuldades enfrentadas no inicio, e mesmo assim os pioneiros não desistiram de lutar e vencer em busca de uma qualidade de vida melhor, e que atualmente todos tem orgulho na situação que se encontra o município.
2.   História da Colonização de Novo Horizonte do Oeste
A colonização de Novo Horizonte teve início em meados dos anos de 1970, famílias que aqui chegaram vieram de outros Estados sendo 91,37% do Paraná; 45,69% Minas Gerais; 36,77% Espírito Santo e São Paulo, os principais Estados imigrantes segundo Carlos Santos (2001). A formação do município de novo horizonte, surgiu através dos Núcleos de colonização ao longo da BR 364 e também das estradas vicinais, que partiam para as áreas interiores do estado. No interior do estado foram criados 17 (Núcleos de Apoio ao Produtor Rural) NUAR, estes núcleos tiveram como objetivo facilitar a vida dos colonos que residiam afastados das sedes municipais.
Para criação de Novo Horizonte, houve uma (Comissão de Desenvolvimento Rural) CDR, a qual tinha como meta a implantação de um NUAR, financiado pelo Banco Mundial, através da (Secretaria de Estado do Planejamento e coordenação Geral) SEPLAN.
O NUAR foi inaugurado em 19/10/1983, teve como seu primeiro administrador o Sr. Agenor Ferreira de Lima e o segundo administrador o Sr. João Vilmar Lopes (Nego D’Água), seu sucessor foi o Sr. Pedro Rodrigues, sendo que o primeiro administrador era subordinado à capital, Porto Velho, com a emancipação política de Rolim de Moura em 05/08/1983, o então prefeito Valdir Raupp de Mattos, solicitou a guarda e a responsabilidade do Núcleo de Novo Horizonte, passando a ser distrito de Rolim de Moura.
Novo Horizonte surgiu como NUAR do projeto de colonização Rolim de Moura, com o nome de Novo Horizonte, mas como já existia outra cidade com este mesmo nome no estado de São Paulo, o gabinete do Deputado Reditário Cassol, autor do projeto de emancipação, acrescentou Guaporé. Foi impedido pela lei o uso do nome de Novo Horizonte e sem uma melhor justificativa para acrescentar a expressão do Guaporé (uma vez que não mais existia o Território do Guaporé e o lugar não é banhado por este importante Rio rondoniense) o Deputado Cassol, escolheu Cacaieiros para homenagear os colonizadores que aqui chegaram, carregando nas costas cacaios pesados (uma espécie de cesto de cipó).
Os líderes políticos não aceitaram este nome escolhido pelo deputado Cassol, pois, achavam muito estranho uma cidade com este nome e lutaram para que fosse mudado, e através da lei nº 549 de 11 de janeiro de 1994, (alteração toponímica municipal) o município voltou a se chamar Novo Horizonte, com acréscimo do Oeste, para poder ser diferenciado da cidade já existente em São Paulo.
Em 13 de fevereiro de 1992, foi criado o município de Novo Horizonte, nesta ocasião foi nomeado o 1º prefeito Tampão o Sr. Geraldo de Sá, que administrou este município por 10 meses. No final de 1992 houve a primeira eleição sendo eleito pelo povo o Sr. Varley Gonçalves Ferreira. Completando os primeiros quatro anos de emancipação política houve a segunda eleição, sendo eleito o Sr. Manoel de Lima Filho (Manelão). Em 2000 realizou-se a terceira eleição sendo eleito o Sr. Francisco Adomilson Dantas Barbosa (Ceará) e a quarta eleição sendo eleito pela segunda vez o Sr. Varley Gonçalves Ferreira. Atualmente Nadelson de Carvalho é o prefeito gestão (2009-2012).[3]
O projeto foi incluído no item XVII, do parágrafo único do Artigo 42, das Disposições Constitucionais Transitórias de 1989, para emancipação sendo, todavia arguida sua inconstitucionalidade com o nome de Cacaieiros.
O município foi criado através da lei 365, de 13 de fevereiro 1992, assinada pelo governador Oswaldo Piana Filho, com uma área desmembrada do município de Rolim de Moura em1992.

3.   Aspectos Geográficos
O município de Novo Horizonte do Oeste – RO está situado na porção sudeste da região central do Estado de Rondônia, distante 520 km da capital Porto Velho. Sua posição geográfica é limitada pelos seguintes municípios: ao Norte, Castanheiras; ao Sul, Alta Floresta do Oeste; a Leste, Rolim de Moura; a Oeste, Nova Brasilândia do Oeste.

Segundo o censo de 2010,a população municipal era composta,até então, por 10.240 habitantes,espalhados numa área municipal de 843,45km2 o que corresponde a uma densidade demográfica de 12,14 hab./km2.A densidade humana está distribuída mais precisamente da seguinte forma: 16,9% das pessoas residiam na zona urbana e 83,1% na zona rural. Sendo 52,1% do sexo masculino e 47,9% do sexo feminino. Está localizado a uma altitude de 256 metros acima do nível do mar, na latitude 11.696390S e longitude 61.994720O e com seu código municipal o número 110050.
            A bacia hidrográfica do referido município é formada por alguns ribeirões, córregos e igarapés. Entre estes, se destacam três Ribeirões: Palha (também chamado de Corgão ou Dom Pedrito),Cajubi e Bolonês. Sendo o primeiro destes o principal ribeirão de
Novo Horizonte.   O Município tem sua sede na cidade de Novo Horizonte compõe-se do Distrito Migrantinópolis[4]. São símbolos do Município de Cacaieiros o Brasão, a Bandeira e o Hino (o hino encontra-se em anexo), representativos de sua cultura e história, instituídos por Lei. Lei orgânica municipal 1994 (Cacaieiros).[5]
        
Autor: Professor Valdinei de Souza Brito
O Brasão do município de Novo Horizonte foi idealizado pelo professor Valdinei de Souza Brito, através de um concurso aberto para a população. Que possui em um dos lados um galho de café e o outro um de arroz que representa a base econômica municipal possui ainda na parte superior uma coroa feita de tijolos, que representa a edificação do município. Na parte central a aurora com uma estrela vinda do horizonte, simbolizando a perspectiva do progresso, tem também a figura de um homem trabalhador rural desenvolvendo sua função. As cores predominantes do Brasão são as da Bandeira do Brasil

          Autora: Professora Gerci Aparecida Cardoso

4.   Aspectos Econômicos
No início da colonização a economia do município,era a extração de madeira, mas com o passar do tempo a madeira se acabou e foram surgindo às chamadas lavoura branca (mandioca, arroz, feijão e milho). A solidificação e estruturação do município ocorreram nas décadas de 1980 e 1990. O pequeno núcleo inicial teve rápido desenvolvimento sócio-econômico, graças à dedicação ao trabalho na agricultura e pecuária principalmente pelos seus fundadores. O destaque alcançado como centro de alta produtividade agropecuária, foi o fator decisivo para sua transformação em município.
Atualmente economia de Novo Horizonte está voltada para atividades rural (cafeicultura, pecuária de leite e corte). A mesma tem crescido em todos os aspectos, na economia, agricultura, infra-estrutura e na educação. E a cada dia está evoluindo para o crescimento e hoje se encontra mais preparado para a chegada de novos imigrantes e para uma nova geração que está por vir.
5.   Aspectos Sociais
Novo Horizonte tem como sua principal festa a (Feira dos Agricultores Familiares de Novo Horizonte) FAFEN que acontece no mês de Setembro de cada ano, sendo esta organizada com os agricultores familiares e a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER-RO) do município. No ano de 2011 passou a acontecer juntamente com a FAFEN a 1ª (Exposição de Novo Horizonte) EXPONORTE.
Aterro sanitário de Novo Horizonte Localizado em Novo Horizonte do Oeste, atenderá os municípios da região da Zona da Mata, onde todo lixo dos municípios inclusos no referido pólo, serão destinados a um único aterro sanitário. O aterro ocupará um espaço de 1.5 hectares localizado em um sítio, há alguns quilômetros do município, um local compatível com a destinação final de resíduos sólidos, pois não ocupa reserva biológica de proteção ambiental ou área de preservação permanente.
O aterro Sanitário irá beneficiar a população que residem nos municípios de Costa Marques, Castanheiras, Nova Brasilândia, Primavera de Rondônia, São Felipe, São Francisco do Guaporé, Santa Luzia, São Miguel do Guaporé e Primavera de Rondônia.
                                                   Desbravadores que abriram o caminho
Através da pesquisa realizada em 04 de janeiro de 2012, em Novo Horizonte do Oeste, foram entrevistados moradores entre 47 e 68 anos de idade, de ambos os sexos, podemos constatar que a colonização do mesmo teve grande avanço em todos os aspectos, apesar das dificuldades enfrentadas no processo de construção deste Município.
   Os emigrantes que vieram de vários estados do Brasil em busca de uma vida mais próspera, muitos motivados por familiares que diziam ser um bom local para viverem, sendo que das pessoas entrevistadas 40% dessa emigração foram do estado de São Paulo, em segundo com 30% do estado do Paraná, e com 20% do estado de Minas Gerais e por último o estado do Espírito Santo com 10%. Sabendo que, não são somente esses Estados citados na pesquisa que emigraram, mas que há pessoas de outros estados que residem no município.
Outros imigrantes apenas com a força de vontade na busca de terras para plantar e construir uma família, que nessa época era muito fácil de conseguir terras e moradias, pois o (Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária) INCRA criado em 16 de junho 1972 disponibilizava e possibilitava a colonização dos imigrantes em Novo Horizonte.
No inicio com muitas dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, por não haver asfalto o transporte se tornava difícil, fazendo com que as viagens se tornassem sofrida e cansativa, e o primeiro automóvel a transitar em Novo Horizonte, foi um fusca azul do ano 1974, que fez um grande sucesso com os moradores que por onde passava era o centro das atenções das pessoas.
Os imigrantes assim que chegava ao então município sofriam muito com a adaptação ao clima, devido às matas muito fechadas e nessa época a malária se tornou uma epidemia que era muito comum no estado de Rondônia, e os que não tinham condições para fazer um tratamento padeciam e muitos vieram a morrer.
Os pioneiros que foram entrevistados estão morando aqui a mais de 30 anos e não pretendem voltar a sua cidade de origem, a não ser para passeio, e sentem orgulho de residirem neste município, vendo que houve grandes avanços, tanto na economia nas tecnologias e na educação, desde que aqui chegaram.

7.   Conclusão
A pesquisa realizada nos apresentou as dificuldades enfrentadas no início da colonização, as necessidades do povo, a precária infraestrutura e adaptação dos imigrantes que aqui chegavam um dos fatores decisivo para sua transformação em município foi graças à dedicação do trabalho na agricultura e na pecuária, que obtiveram um rápido desenvolvimento sócio-econômico, pelos pioneiros, seus fundadores, com importante destaque alcançado na alta produtividade da agropecuária.
Novo Horizonte é um município novo, mas que tem potencial para se alavancar no estado de Rondônia. Os desbravadores que aqui chegaram, com cacaios nas costas com vontade de vencer, hoje unidos formam, juntos uma cidade que todos têm orgulho em morar.
8.   Referências Bibliográficas:
SAVEPOINT Disponível em <Adaomarcos.blogspot.com> acesso em: 21/11/2011
 SAVEPOINT Disponível em< Anoticiaro.com. br/news/>acesso em: 11/01/2012
 SAVEPOINT IBGE. Disponível em <gov.br/cidadesat/painel>acesso em: 23/12/2011.
SANTOS, Carlos. A fronteira do Guaporé. Porto Velho: Edufro, 2001.


[1] - Artigo apresentado à disciplina de Teoria e Pratica em Geografia, sob orientação da Professora Drª. Avacir Gomes dos Santos Silva da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura – RO.
[2]  - Acadêmicos do V período noturno do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura – RO.
[3] - Prefeito: Nadelson de Carvalho, Vice-Prefeito: Jamil Dias (2009-2012) Vereadores: 01-Cleison Capelli (presidente); 02-Rubens Cheregatto (Rubão); 03-Wilson Peixer (lobão);
04-Agenor Ferreira de Lima; 05-Floriano Ostrowisk; 06-Ronaldo Delazari (Ronin); 07-Cleber Fermino; 08-Ademar da Sucan; 09-Deoclecio Pinto Solet. Nº de Eleitores:7.766 em 29 seções Cartório Eleitoral 10/03/2011.

[4] - Art. 4º -§ 1º - O Município tem sua sede na cidade de Cacaieiros.§ 2º - O Município compõe-se do Distrito-Sede e do Distrito Migrantinópolis, e seus limites interno são definidos em Lei Municipal, observada a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano e rural.

[5] - Art. 3º - São símbolos do Município de Cacaieiros o Brasão, a Bandeira e o Hino, representativos de sua cultura e história, instituídos por Lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário