sexta-feira, 9 de março de 2012

Escola De Educação Infantil Tempo Feliz

              A Escola Municipal de Educação Infantil Tempo Feliz tem uma equipe de onze colaboradores que atendem das sete da manhã às dezessete horas cinquenta crianças.
(Educadoras brincando antes do café da manhã).
             A educação infantil apresentou avanços significativos nos últimos anos, dentre eles é válido destacar que a legislação instituiu esta como sendo a primeira etapa da educação básica, de modo que esta se constituísse na ampliação dos direitos das crianças desde seu nascimento.


Para que esse direito se traduza realmente em melhores oportunidades educacionais para todos e em apoio significativo às famílias com crianças até seis anos de idade, é preciso que as creches e as pré-escolas, que agora fazem parte integrante dos sistemas educacionais, garantam um atendimento de boa qualidade. (MEC/SEB, 2009 p. 11).


 Escola Tempo Feliz propicia este espaço em um cantinho da leitura, onde as crianças tem oportunidade de viajar com a imaginação.
     A secretaria municipal de educação vem contribuindo regularmente para que haja um bom atendimento dentro da instituição, sendo que no inicio do ano de 2012 a escola infantil recebeu diversos mateiras como: colchões, reforma, livrosinfláveis, livros de pano, brinquedos entre outros benefícios, tornando assim um ambiente mais propicio para atender esta parcela da população que é tão especial. 

(Professora Miriam, Eiézia e as crianças).


(hora da leitura divertida)

( Olha que coisas mais lindas)


(algumas colaboradoras da Instituição)



( Ana Cristina em visita à Escola de Educação Infantil Tempo Feliz)

A educação infantil percorre dois caminhos, o da creche e o da pré-escola, estes foram caracterizados por uma visão assistencialista e em segundo lugar pela educação. A partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases – LDB (9394/96) houve a junção desses dois processos e o cuidado e a educação passam a trilhar o mesmo caminho.
Muitas são as discussões quando o assunto volta-se para a organização do espaço na educação infantil, os ambientes e os territórios são temas complexos, pois possibilitará o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos fazendo com que elas se integrem ao mundo se sentindo parte dele, portanto, devem ser espaços que propiciem e despertem para o aprendizado. Há necessidade de se considerar estes fatores porque os espaços de nossa infância marcam nossa vida com profundidade, tanto que pesquisadores como HORN (2004), FRIEDMANN (2003) e MONTESSORI (1990), compreendiam que a organização do espaço deve ser entendida como componente curricular que vem sendo discutido há muito tempo.
(crianças brincando no espaço externo).

A escola Tempo Feliz desenvolve atividades Pedagógicas considerando sempre a importância do educar e do cuidar.De acordo com a Supervisora Maria Eliézia Amorim Simões,a instituição tem uma rotina que se constitui em: Recepção ás crianças, café da manhã, dois banhos diários, hora da fruta, hora do almoço, hora do descanso e hora do leite.  Eliézia ressalta que aos poucos a equipe conseguiu instituir a rotina sem imposição ás crianças, ela considera por exemplo, que na hora do descanso as crianças não são obrigadas a dormir, entretanto, o espaço é aconchegante e convidativo e propicia este descanso, quando as educadoras menos percebem todos estão dormindo.
(hora do café da manhã).

Um dos grandes desafios impostos pela atualidade aos professores da educação infantil se constitui em construir propostas pedagógicas que atendam a todos sem distinção, pois na escola as crianças têm oportunidades de conviver em um contexto que propicia a educação e se caracterizam em um ambiente de segurança, aceitação, brincadeiras, conversas e possibilidades.
O atendimento nas creches e em pré- escola deve ser oferecido em ambientes adequados, e de preferência planejados para atender as crianças, pois:
O espaço físico é um dos componentes educativos, e este ambiente deve incentivar o desenvolvimento integral das crianças. Tendo em vista que muitos municípios brasileiros apresentam necessidades técnicas e financeiras para ampliar a oferta e atender com qualidade esta primeira etapa da educação básica. (REVISTA CRIANÇA, 2008, p.21).

É de suma importância deixar as crianças em contato dom diversidades de livros para que tenham um desenvolvimento e um aprendizado rico e a  


O planejamento é elaborado semanalmente em um horário intermediário. Dentre as atividades desenvolvidas pela escola é relevante destacar o Projeto da semana da criança,este antecede o dia das crianças, nesta semana  as crianças tem uma semana repleta de brincadeiras e acontece todos os anos,  a escola é aberta também para que as famílias comemorem os aniversários das crianças  na escola.
 De acordo com a Supervisora todas as datas comemorativas são realizadas juntamente com a família, existe uma interação muito grande entre a família e a escola tanto que as famosas reuniões passaram a se chamar Encontros com a Familia, pois neste não existem as reclamações, mas sim um diálogo aberto entre educadores.


Texto de Ana Cristina de Oliveira.



Referências.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.   Brasília: MEC/SEF, 1998.



FRIEDMANN, ADRIANA. Educação Infantil: Organização do Ambiente: Educador cria condições de mudanças no espaço-tempo do aprender. REVISTA DO PROFESSOR, jul./set. Porto Alegre, 2003.

LEI 9.394/1996 (LEI ORDINÁRIA) 20/12/1996. Disponível em:http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6459841038620470480#editor/target=post;postID=2558051635963801745.Acesso dia 20/02/2012.





























































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