quarta-feira, 21 de março de 2012

Congresso faz sessão pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

Sessão foi iniciativa do deputado Romário e do senador Lindbergh Farias.TV Globo recebeu homenagem por apoio à causa de portadores de Down

           Senadores e deputados fizeram nesta quarta (21) uma sessão especial pelo Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi reconhecida em novembro do ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU) após iniciativa do governo brasileiro.
A sessão especial foi de iniciativa do deputado Romário (PSB-RJ) e do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), ambos pais de crianças com a síndrome.

           Romário fez um discurso emocionado e disse que, depois do nascimento do filho, se tornou uma "pessoa melhor, não só hoje, como político, mas como ser humano".
“Nós, que nos achamos superiores a vocês [portadores de Down], na verdade, somos ninguém. Não sabemos o que vocês são na sociedade porque não temos convivência com vocês”, declarou.
O deputado e ex-jogador de futebol elogiou atitude da Fifa, que, segundo ele, cederá 62 mil ingressos para pessoas com deficiência assistirem gratuitamente aos jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Serão 500 ingressos por jogo, de acordo com Romário.
             Lindbergh Farias destacou a abertura da consulta pública do Protocolo de Saúde para a Síndrome de Down, que estabelecerá padrões para atendimento dos portadores na rede de saúde. Nesta quarta, o Ministério da Saúde publicou texto do Manual de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down, voltado aos funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS).
             O senador agradeceu à TV Globo – uma das instituições homenageadas - pelo engajamento na causa dos portadores da Síndrome de Down, em especial com a veiculação da novela "Páginas da Vida", do autor Manoel Carlos. Na novela, exibida em 2006 e 2007, a personagem Clara tinha a síndrome.
 Agradeço à Rede Globo de Televisão não apenas por causa da novela, mas a Rede Globo tem sido parceira de todas as horas quando se trata da inclusão dessas pessoas”, afirmou o senador.
                 O vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, estava presente à sessão. Ele disse que os autores das telenovelas da emissora “se empenham em trazer à discussão assuntos tão importantes quanto o que Manoel Carlos fez na novela Páginas da Vida”.
“Eles [autores de novelas] têm um trabalho hercúleo para escrever as novelas e encontram tempo para escolher temas, ouvir entidades especializadas nos temas. Trabalham com uma seriedade incrível para levar para a sala da gente, onde estamos com nossas famílias, vendo televisão, assuntos da maior importância”, afirmou.
                   João Roberto Marinho estava acompanhado do diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, e do diretor de Relações Institucionais, Paulo Tonet.
Marinho disse ainda que seu pai, Roberto Marinho, ao longo de 70 anos de trabalho, “fundou duas gerações de profissionais comprometidos com a inclusão social, com o convívio dos diferentes, com estimular o Brasil com a ideia de que todos somos iguais independente de condição, de religião, de raça, enfim, de mostrar e estimular essa nação a dar um exemplo de um país diferente dos outros”.
Outras pessoas e entidades foram também homenageadas, como o estudante Kalil Assis Tavares, portador da Síndrome de Down que passou no vestibular da Universidade Federal de Goiás para o curso de Geografia.
                 Kalil recebeu a placa de homenagem das mãos do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que afirmou que atualmente há 558 mil crianças com Down matriculadas em escolas da rede pública. O número, segundo o ministro, “deu um salto extraordinário”. Em 2000, eram 81 mil crianças.
“Vale a pena colocar os portadores de Down na escola e permitir que eles possam viver e conviver com todos”, afirmou o ministro. Ele lembrou ainda que atualmente há 17 jovens com a síndrome que cursam ensino superior em todo o país, em universidades públicas e privadas.

  Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/03/congresso-faz-sessao-pelo-dia-internacional-da-sindrome-de-down.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário